1 de mar. de 2012

Avaliação de Economia

Nenhum comentário

Resumo da matéria da prova tirado da apostila da professora, minhas anotações de sala de aula e informações da internet. Para assimilar melhor a matéria vou montar uma hierarquia, facilitando a memorização das definições dos termos apresentados até aqui.

Economia é a ciência social que se ocupa da administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos. É o estudo da organização social, através da qual os homens satisfazem suas necessidades de bens e serviços escassos.
- Na sociedade moderna, os desejos e necessidades são, em geral, mais amplos do que as disponibilidades de recursos de produção (ou fatores de produção)

- A escasses é o elemento central que justifica a existência dos mercados.

- Um mercado é um grupo de compradores e vendedores que interagem entre si, resultando na possibilidade de trocas.

Insumo:  É um bem ou serviço utilizado na produção de um outro bem ou serviço. Inclui cada um dos elementos (matérias-primas, bens intermediários, uso de equipamentos, capital, horas de trabalho etc.) necessários para produzir mercadorias ou serviços.

Produção: É a atividade econômica que consiste em criar os bens e serviços que sejam oferecidos no mercado para atender nas ocasiões e lugares às necessidades e desejos humanos.



Agentes Econômicos:
São responsáveis pelas ações econômicas que desenvolvem em um sistema econômico

- Família (consumidores, proprietários, contribuintes): fornecem os recursos de fatores (trabalho, capital, recursos naturais, etc.) de sua propriedade aos outros agentes. Atuam como consumidores.
- Empresas (privadas e públicas): São os agentes produtores de bens e serviços, que compõem o aparelho de produção da economia nacional. Organizam fatores produtivos e destinam o resultado de sua atividade ao mercado (onde a produção atinge seu destino final).
- Governo (administração pública): São órgãos que se dedicam a prestar serviços à sociedade, que são consumidos pela coletividade. Seus produtos são indivisíveis. Administrações públicas: federais, estaduais e municipais.
- Resto do Mundo (comércio exterior): Registra as transações econômicas ocorridas com agentes econômicos pertencentes a outros países.  

Fluxos fundamentais:

- Fluxo Real: Obtenção dos fatores de produção, produção e distribuição de bens e serviços. Dão vida a atividade real da economia.
- Fluxo Nominal (ou monetário): Processo de remuneração dos fatores de produção e dos pagamentos pelos bens e serviços comercializados na economia.

Algumas definições e informações complementares:

- O aumento do salário mínimo em Janeiro de 2012 foi de 14,3%.
- A inadimplência é a dívida vencida acima de 90 dias.
- Os juros são a remuneração do dinheiro (custo do capital financeiro).
- O PIB é o resultado dos fatores gerados pelos 4 agentes econômicos.
- O fluxo real da economia engloba as questões ligadas ao trabalho.
- O fluxo monetário da economia  engloba as questões ligadas ao dinheiro/finanças.

Seu comentário é muito importante, obrigada!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial