28 de out. de 2011

Elementos Básicos da Linguagem da TV e do Cinema

Um comentário
Plano/Enquadramento:

Grande Plano Geral (GPG) - Ambientação, visão geral de cenário
Plano Geral - Segmentação dos detalhes
Plano de Conjunto - Foco no elemento principal
Plano Americano - Não é mais usado (filme de faroeste)
Plano Médio - Da cintura para cima (luzes, imagem, enquadramento, etc)
Plano Próximo - Do busto para cima (cabelos, expressões, etc) 
Close Up - Detalhes de rosto (espinha, olheira, rugas, maquiagem, etc)
Super Close Up - Super zoom em detalhes do rosto
Detalhe - Foco em qualquer coisa, geralmente com 1 segundo de duração

Exemplos práticos no cinema:


Angulação:
Alta - De cima      
- Baixo - De baixo  
- Normal - Reto, zero gral
- Oblíquo - Movimentação avulsa 

Exemplos práticos:


Movimentos de Câmera:
- Pan
- Travelling
- Steadicam
Grua: Equipamentos usados para filmagens panorâmicas. São como “guindastes” que elevam as câmeras para conseguir tal visão.
Na publicidade deve-se pensar passo a passo o que vai desenvolver antes de começar a produzir, pois nela não se aceita erros. Os custos de uma produção mal feita são altamente elevados pelo trabalho dobrado da edição em cortar e aplicar efeitos e concertas os erros.


Takes:
- Corte Seco                                 
- Efeitos de transição (Wipe)          
- Fusão                              
- Focar e desfocar
   
São 30 frames por segundos.
No cinema, 24 fps (fotogramas por segundo).

Iluminação:
Dias nublados são melhores para filmagens externas.
- Os cineastas americanos preferem sempre gravar durante o dia.
- O diretor de fotografia é responsável por nivelar as variações de iluminação.
- Gravar filmes em estúdio é a melhor opção, pois se tem total controle da iluminação.

Edição/Montagem:
- Responsável por aplicar os efeitos visuais.
- Dar seqüência as cenas.
- Cortar e corrigir cenas.

1 comentários:

Seu comentário é muito importante, obrigada!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial